8 Casas Americanas – Fotos, Plantas e Detalhes dos Projetos

Veja aqui 8 modelos de casas americanas com fotos internas, fotos externas das fachadas e ainda plantas, cortes e elevações dos projetos!

Hoje o tema é casa americana, mas, eu queria fugir um pouco daquele estereótipo das casas com revestimentos de tábuas corridas, com telhado de telhas shingle e com aqueles frontões que tentam imitar o estilo neoclássico.

casas americanas

Na verdade eu selecionei 8 projetos de casas americanas, mas precisamente projetos localizados nos Estados Unidos, que trazem uma arquitetura contemporânea, ou são adaptações de edifícios antigos com projetos de interiores pensados para o estilo de vida moderno.

São casas que foram projetadas por escritórios de arquitetura renomados e que representam o que vem sendo projetado atualmente nos Estados Unidos.

Casa Americana 01 – ASH + ASH

casa americana

Uma residência privada de 280 m² localizada em Portland, Oregon, projetada pelo escritório de arquitetura Hennebery Eddy com uma proposta sustentável que garanta o máximo de conforto para os seus moradores.

Na cobertura além de placas solares para aquecimento de água, da piscina, e também existem placas fotovoltaicas para geração de energia.

casa ash cobertura

A casa ASH + ASH conta com sistema de captação da água da chuva, sistema de cobertura automático da piscina que reduz a evaporação e o consumo de água.

O sistema de aquecimento no interior da casa é feito através de um sistema natural que aquece serpentinas abaixo do piso e o resfriamento é feito por

casa sustentável ASH ASH

Janelas de vidro triplo proporcionam alto desempenho no isolamento acústico.

O projeto arquitetônico visou também integrar a casa com a paisagem a sua volta, criando diversos terraços com vista para o entorno e também ambientes integrados com o jardim, eliminando a barreira entre a área externa e interna, estabelecendo uma conexão entre o a área externa privativa e a área interna.

Veja o projeto completo na galeria abaixo:

A redução do impacto ambiental e autonomia doméstica fazem parte da arquitetura sustentável, um conceito que vem sendo amplamente difundido em escala mundial, que guia os projetos atuais e que irá guiar os projetos futuros.

Casa Americana 02 – C House

casa amerciana fachada

O segundo modelo de casa americana é a C House, uma casa projetada em 2008, pelo escritório de arquitetura Robert Maschke, localizada em Cleveland, Ohio.

Construída em um terreno pequeno próximo a cidade, mas com paisagens verdes no entorno, com vistas panorâmicas para o Lago Erie e ao mesmo tempo com vista para o centro da cidade.

O projeto arquitetônico quis tirar partido dessas perspectivas contrastantes, seus ambientes foram pensados para aproveitar e enquadrar essas vistas externas.

Casa Americana 03 – Commerce House

casas americabas Fachadas

A Commerce House é uma casa americana localizada na cidade de Nova Iorque com 264 m², com um projeto que abriga 4 pavimentos, três quartos e um terraço jardim, tudo em um terreno pequeno e estreito.

plantas da commerce house

É uma casa antiga, um pedaço da história da cidade, que foi remodelada ganhando espaços internos contemporâneos luxuosos, projeto da empresa de arquitetura e design de interiores GRADE.

No subsolo a casa conta com um pequeno jardim nos fundos do terreno que tem ligação com a sala de estar, jantar e cozinha. Já o térreo tem uma ampla sala de visitas e jantar para 10 pessoas, com uma varanda com vista para o jardim. No segundo nível ficam duas suítes e uma área de circulação que dá acesso á suíte master no terceiro nível e ao terraço jardim na cobertura.

Um pequeno prédio de apartamentos que foi transformada em uma casa luxuosa, apenar de antiga, casas com essa configuração são muito projetadas em megacidades cujos terrenos são escassos e portanto são mais estreitos.

Casa Americana 04 – Holleb Residence

modelos de casas americanas

A quarta casa americana selecionada é a Holleb Residence, localizada em Santa Monica, na Califórnia. Projetada em 2011, pelo escritório de arquitetura John Friedman Alice Kimm, com 371 m² construídos.

Uma casa de luxo, feita para uma família de 4 pessoas, com espaços amplos. O programa da casa situa a circulação vertical no centro da planta, dividindo a casa entre a frente e os fundos do terreno.

holleb residence escada

Na parte frontal do térreo fica uma garagem para dois carros, e uma sala de TV que serve de quarto de hóspedes com banheiro individual. A entrada de pedestres é pela parte central, onde fica a escada e um pequeno lavabo. Já nos fundos do terreno as salas de jantar e estar são integradas a cozinha aberta, os espaços internos são integrados com o jardim.

holleb residence planta do térreo

No segundo pavimento novamente a planta se divide na porção frontal fica o quarto principal com um amplo banheiro de casal e uma pequena sacada. Também uma pequena sala íntima com sacada.

holleb residence planta do segundo pavimento

Os quartos das crianças ficam voltados para os fundos, com um banheiro compartilhado e uma sala de estudos.

Na cobertura com acesso apenas pelo quarto do casal um pequeno terraço privativo, além de sistema de energia solar e aquecimento solar.

O projeto valoriza a iluminação natural com rasgos e espaços vazios para a entrada de luz eficiente em todos os ambientes.

Casa Americana 05 – Sagaponack Cottage

casa americana simples

A quinta é uma casa simples, projeto arquitetônico do arquiteto Makoid e projeto de interiores feito pela Axis Mundi, houve neste projeto uma dualidade intencional entre o projeto arquitetônico que buscou uma visão tradicional de casa de campo e da equipe de interiores que decidiu criar um contraste de estilo trazendo a casa para os tempos atuais.

casas americanas interior

Localizada em uma pequena vila chamada Sagaponack, na cidade de Southampton, condado de Suffolk em Nova Iorque.

Uma casa térrea, que a primeira vista parece uma casa de campo tradicional, usando revestimento de telhas Hamptons nas paredes externas e janelas tipo guilhotina na fachada.

Mas, em seu interior o projeto de interiores é contemporâneo, com móveis requintados e uma relação entre os espaços bem interessante.

sagaponack cottage planta

A casa tem salas integradas com uma cozinha gourmet e logo atrás um depósito onde ficam a geladeira o freezer e a despensa, junto à lavanderia.

O corredor que dá acesso aos quartos é largo e possui um balcão em toda a sua extensão com livros, dando acesso aos quartos que possuem banheiros privativos.

Aos fundos, se conectando com a área social da casa fica uma pequena varanda que dá acesso ao jardim.

Casa Americana 06 – Shipping Container House

modelo de casa americana

Uma casa container de 140m², projetada em 2010 pelo Studio H:T Arquitetura, localizada em Nederland, Colorado.

Construída com dois containers ligados por uma estrutura em concreto, a casa propõe em seu interior a verdade dos materiais ao não usar nenhum tipo de revestimento estético, deixando á mostra a estrutura e a natureza dos materiais utilizados.

projeto de casa americana

Inserida em um cume montanhoso a casa tira partido da vista para o campo nesse miolo onde ficam as áreas sociais. Em um dos containers fica a cozinha que é integrada com a sala, uma lavanderia e um quarto de hóspedes, no outro container dois quartos e um banheiro.

casas americanas pré-fabricadas

No mezanino fica o quarto principal com acesso a um deck com vista para o campo e a cobertura vegetal sobre os containers.

Já na cobertura do mezanino placas solares fornecem energia para a casa. O projeto concebido com base na eficiência energética, com refrigeração passiva (sem usar energia), usando a orientação solar e os telhados verdes para manter a temperatura agradável no interior.

É um projeto que aproveita bem a área útil, dispensando corredores de circulação entre os ambientes.

Casa Americana 07 – West Village

casas americanas fachadas

A West Village, é mais uma casa tradicional de Nova Iorque que foi renovada, pelo escritório de arquitetura Lubrano Ciavarra, em 2013.

O pátio nos fundos do terreno foi escavado e ganhou uma parede especial feita com platôs ajardinados. Como uma parede viva, este espaço de convívio externo com churrasqueira foi integrado à cozinha e esta a sala de jantar, no nível do porão.

west-village-townhouse-jardim

No térreo com acesso direto da rua, fica o lavabo e a sala de estar, que possui uma janela de vidro do piso ao teto que se abre totalmente para o jardim, com um parapeito feito de cordas de aço esticadas.

No segundo nível ficam dois quartos que dividem um banheiro em comum, sendo que um dos quartos foi projetado como uma pequena sala de tv.

No terceiro pavimento fica o quarto principal, um banheiro com iluminação zenital (pela cobertura), uma sala de TV e uma escada que leva á cobertura.A cobertura foi transformada em um jardim gramado, com espaço gourmet.

Casa Americana 08 – Westport River House

casas americanas de luxo

Para fechar esta seleção de casas americanas um projeto de casa de campo, feito pela RUHL WALKER Arquitetura em 2011, em Westport, Massachusetts.

Construída sobre uma encosta suave, em frente ao Rio Westport, a casa privilegia as vistas do seu entorno e traz em sua essência o estilo de vida dos seus proprietários, que é conhecido por cozinhar e receber muitos amigos.

westport-river-house-vista

O projeto arquitetônico foi uma renovação de uma antiga casa colonial, o projeto foi remodelado para ganhar uma estética contemporânea, melhorando os pontos de vista para a área externa.

Para minimizar os custos com a reforma o projeto manteve dimensões reduzidas, de acordo com o programa de necessidades dos clientes, e para aproveitar melhor os espaços as áreas de circulação são pequenas. Para aumentar a sensação e espaço grandes janelas fazem uma conexão visual entre o interior e a área externa, dando a impressão de que a casa é maior. Assim como os espaços integrados também proporcionam essa sensação de espaço amplo.

westport-river-house-sala-2

De certa forma a escolha dos materiais de acabamento desta casa americana até refletem o estilo tradicional, mas a relação entre os espaços, entre os ambientes internos e externos enfatizam as novas propostas arquitetônicas.

Se você buscava inspiração em projetos de casas americanas espero que este post tenha sido útil, trazendo conceitos atuais do que esta sendo construído nos Estados Unidos.

Lembrando que aqui no Brasil nós também temos excelentes arquitetos e escritórios de arquitetura como o Studio Guilherme Torres, LAB606, 3.4 Arquitetura, Mareines + Patalano, Carla Juaçaba, Fernanda Marques, Anastasia Arquitetos, Studio Arthur Casas, Leo Romano, FC Studio, UNA Arquitetos, Studio MK27 e milhares de profissionais que também desenvolvem excelentes projetos de arquitetura e o melhor adaptados para o clima e para a cultura brasileira.

Um grande abraço e até o próximo post!

1 Comentário

  1. Julio Augusto

    23/11/2016 at 11:34

    Não sei o porquê, mas este tipo arquitetônico me parece ferir os olhos. Quinas vivas tão agressivas. Mas o interior é interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *