Casa Pier – Paraty RJ

Casa Pier

A casa Pier é mais um bom exemplo da nova arquitetura brasileira, projeto do casal de arquitetos Gabriel Grinspum e Mariana Simas esta casa de praia foi feita para abrigar um casal de paulistanos cujo hobby é velejar aos finais de semana.

Ela fica em um terreno isolado no litoral do Rio de Janeiro, no Saco do Mamanguá em Paraty, um local acessível somente de barco.

Casa com Pier

Partiu dos clientes a ideia de criar um espaço multiuso que durante a semana funcionasse como uma doca para o veleiro e aos finais de semana abrigasse o casal. Outra condicionante era que a casa precisaria estar próxima ao mar, assim também permitindo a conservação do maciço vegetal da encosta sob a qual a casa repousa.

Os arquitetos criaram então dois volumes distintos, um verticalizado que abrigaria o dormitório, a cozinha e o banheiro e outro volume horizontal que seria garagem para o veleiro e sala de estar e jantar aos fins de semana, quando o veleiro estaria em uso.

Casa Pier  RJ

Para marcar a diferença entre os volumes e criar um jogo compositivo interessante os arquitetos fizeram a casa de alvenaria revestida de massa caiada com janelas de “Muxarabi”, um tipo de janela dos tempos coloniais brasileiros onde existe um tramado de madeira sem vidro que mantém a privacidade, mas deixa o ar circular livremente.

Já o volume horizontal feito com estrutura de madeira pré-fabricada, revestido por telhas metálicas.

Toda a construção da Casa Pier foi feita tentando minimizar o impacto á natureza local, mesmo tendo um terreno com 4.000.000 m² a casa ocupa apenas 60 m² e foi finalizada em 2008.

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Adicionar Comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.