Casa de Campo – Como Projetar

Não tem nada melhor do que poder curtir a natureza em uma belíssima casa de campo. Tranquilidade, o barulhinho do vento passando pelas folhas e claro muito verde é isso que as pessoas procuram ao se refugiar no interior para fugir da agitação, do barulho, da poluição e da loucura urbana.

Casas de campo

Por isso, ao escolher ou projetar uma casa de campo algumas coisas importantes devem ser levadas em consideração.

Projetos de Casas de Campo

A primeira obviamente é a localização estratégica que permita ter uma boa visibilidade da natureza, para que se possa posicionar as janelas, varandas e sacadas com vista para as montanhas, campos, florestas, rios, lagos, bosques, etc.

Casa de campo de madeira-e-de-material

E tudo isso é claro garantindo o máximo de privacidade, com os olhares dos vizinhos bem longe, porque como diz a música do Tim Maia “o que eu quero é sossego” – ainda mais em uma casa de campo.

Fachada de casa de campo

O bacana das casas de campo é que de um modo geral há mais liberdade para se projetar, pois na maioria dos casos não existe legislação que exija a padronização das casas, não existem parâmetros de zoneamento, até porque os terrenos no interior são grandes. Mas, vale consultar a prefeitura local antes de construir.

Materiais para a Casa de Campo

Uma característica muito presente nas casas de campo é a utilização de materiais naturais, afinal se o objetivo é se conectar com a natureza nada melhor do que trazer a natureza para dentro de casa também. Pedras e madeiras podem (se a lei permitir e tiver disponibilidade) ser retirados do próprio terreno e aproveitados na obra.

Casa de campo madeira

Materiais que imitam madeira e pedra também são utilizados, o concreto armado, o cimento queimado nos pisos, o porcelanato que assemelha-se a madeira, ou ainda o deck de pvc que pode substituir a madeira natural e é menos impactante do ponto de vista ecológico.

Grandes superfícies de vidro também são bem vindas, para aproveitar ao máximo as vistas e fazer a integração entre o ambiente interno e externo. É muito comum utilizar porta balcão ou porta-janela nos ambientes térreos da casa no campo.

Casa de campo jardim

Melhor ainda se essas portas forem retráteis para integrar mais ainda os ambientes e permitir uma completa ventilação do interior.

Casa de Campo Ecológica

Para economizar recursos financeiros e energéticos as casas de campo devem aproveitar ao máximo a ventilação e a iluminação natural, evitando o uso de condicionadores de ar para o resfriamento ou calefação.

Casa de campo interior

Estratégias sustentáveis para climatizar os ambientes são importantes e nas casas de campo a utilização de algumas dessas técnicas podem resultar em uma casa charmosa e ecologicamente correta, com o uso de paredes grossas de pedra ou concreto, por exemplo, que retém o calor durante o dia mantendo o ambiente interno fresco e a noite dissipa o calor para o interior aquecendo os cômodos.

Essa e uma técnica ideal para casas em climas subtropicais, interior de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas.

Os telhados verdes também são bem-vindos em casas de campo, pois evitam a ação direta do sol sobre as telhas e colaboram para a formação de um microclima mais agradável, principalmente em regiões secas.

Casa de campo

E já que estamos falando em casas de campo ecológicas, vale lembrar que é possível fazer o projeto da casa de campo respeitando o desnível natural do terreno, ou seja, não é preciso nivelar o terreno para construir, pelo contrário os desníveis são ótimos para gerar novas perspectivas visuais.

Dessa forma é possível reduzir o número de árvores cortadas, de pedras retiradas e ainda por cima as construções sobre pilotis permite uma maior ventilação natural e protege a casa da umidade do chão.

casa-de-campo-pilotis

Outros recursos sustentáveis podem ser empregados nas casas de campo, principalmente quando não existem ligações de esgoto, água e elétricas. Para isso, a casa pode contar com fossas sépticas, coleta de água da chuva para irrigação, limpeza e se purificada até para o consumo, aquecimento solar para os chuveiros, placas de energia solar.

Se não existe abastecimento de água é preciso verificar se existe alguma rede de abastecimento que seja possível fazer uma ligação ou ainda se existem fontes de água potável em que se possa captar água para a casa.

Decoração – Casa de Campo

Na decoração da casa de campo, ou no projeto de arquitetura de interiores, algumas pessoas preferem adotar o estilo rústico, com piso de cimento queimado, ladrilho hidráulico, uma cozinha ampla com fogão a lenha, forno para pizzas, churrasqueira e uma imensa mesa para reunir os amigos e familiares no final de tarde para prozar e comer, é claro!

Casa de campo com varanda

Estilo casa de vó, com pisos de madeira marcados pelo tempo, feito de madeira de demolição, lampiões para decorar, flores colhidas no jardim, cortinas rendadas, um sofá gostoso em frente à lareira e está pronto o cenário perfeito de uma casa de campo tradicional.

Contudo há quem prefira uma casa de campo moderna, com menos rusticidade e peças de design sofisticado, que nem por isso precisam ser menos confortáveis que as casas rústicas.

Inclusive podem ter os mesmos elementos: lareira, cozinha grande para receber os amigos, até mesmo o piso de cimento queimado e a madeira, só que planejados de outra forma, para dar outro clima para a casa de campo.

Plantas de casas de campo

No projeto de interiores, nos detalhes da decoração, tudo tem que ser pensado de acordo com a usabilidade e perfil de quem irá frequentar a casa de campo, pode ser um casal sem filhos que buscam um refugio para ler e curtir a natureza. Pode ser ainda uma família grande com irmãos, filhos, primos, avós. A arquitetura e o seu interior deve refletir a “alma” dos seus moradores.

Jardim da Casa de Campo

Mesmo que a casa de campo esteja inserida em meio a uma floresta ou um campo, a área externa mantem sua importância, eu diria ainda que o trabalho do paisagista adquire uma importância ainda maior visto que a contemplação da área externa é o maior desejo em uma casa de campo.

Fotos de casa de campo

Porém, o trabalho do paisagista em uma casa de campo não precisa ser de inserir novas espécies de plantas, trazer vegetações que não pertençam ao local, este pode desenvolver seu projeto utilizado espécies regionais em seu paisagismo, ou em outros casos trabalhar com o “paisagismo seco”, sem vegetação pelo menos no entorno imediato da residência.

Fotos de casas de campo

Entre os elementos da área externa de uma casa de campo brasileira a piscina é um elemento constante em função do clima, o posicionamento da piscina e da área de convívio externo deve levar em consideração as vistas da paisagem e também a orientação solar. Pois, ninguém permanece em uma piscina externa que fica na sombra.

Casa de campo com piscina

A integração entre a cozinha, mesa de jantar e jardim são uma ótima estratégia para reunir a família e os amigos, hortas e pomares próximos à cozinha também são ideais.

Fotos de Casas de Campo

Fique agora com uma série de fotos e modelos de casas de campo para se inspirar, confira nossa galeria com mais de 30 fotos de casa de campo selecionadas.

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Adicionar Comentário

  • Bom dia, gostei dos modelos e projetos apreentados, tenho um terreno rural em encosta de morro, e gostaria de opiniões sobre como fazer uma casa de 2pisos, aproveitando o desnível, desejo construir 150 m, com pedras, e Madeira, pode ser estilo cabana, vai ter pequeno lago na frente, e vista para o vale com morro à frente. Caso possam me orientar, envio fotos da localização. Atenciosamente Agradeço.

190 Vida Low Carb

Categorias

Siga o ArquiDicas

Tem um monte de conteúdo legal em todos os nossos canais. Siga e receba as melhores dicas para Casa e Jardim.