Banheiros Pequenos – Fotos e Dicas Imperdíveis

Olá tudo bem meu nome é Fernanda Knopik e hoje é dia de tratar de um ambiente que é pequeno, mas indispensável em qualquer casa, o banheiro, mas especificamente sobre banheiros pequenos e como transformar esse ambiente essencial para nossa higiêne diária. E ao final do post você vai poder conferir uma seleção com 50 fotos banheiros pequenos.

dimensões para banheiros pequenos

Dicas para Banheiros Pequenos

Vamos começar pensando nas funções do banheiro, mesmo sendo uma das menores áreas da casa os banheiros tem 3 áreas principais onde ficam o vaso sanitário, a pia e o chuveiro e/ou banheira. A distância entre os elementos do banheiro são muito importantes e devem respeitar a ergonomia, ou as dimensões humanas e os movimentos articulados no interior do banheiro. No esquema abaixo que apresenta diversos layouts de banheiros pequenos estão algumas medidas mínimas recomendadas para garantir uma boa utilização.

tipos de banheiros

Em banheiros pequenos é preciso ter um cuidado dobrado com o dimensionamento e a escolha das peças sanitárias, uma escolha errada pode comprometer toda a circulação do banheiro e fazer com que as pessoas se sintam sufocadas, completamente desconfortáveis.

E como não tem nada melhor do que chegar em casa e tomar um belo banho quente, então mesmo pequeno o banheiro precisa ser confortável e agradável, para que você se sinta em paz e relaxado ao final de um dia cansativo de trabalho.

Abaixo está mais um exemplo de dimensionamento de banheiros, veja que mesmo os banheiros pequenos podem ter banheira, veja mais sobre isso no item Banheiro Pequeno com Banheira.

banheiro dimensionamento

O planejamento correto da distribuição dos itens do banheiro, bem como a escolha das peças sanitárias ideais para o seu banheiro vão fazer a diferença na sensação de espaço percebido e também na sua conta de água.

Como Economizar Água no Projeto do Banheiro

Alguns vasos sanitários, chuveiros e torneiras podem te ajudar a economizar muito, só para exemplificar um vaso sanitário comum gasta cerca de 30 litros de água por descarga, enquanto um vaso com caixa acoplada gasta em média 15 litros de água, outros modelos possuem a caixa com dupla vasão de 3 litros e 6 litros de água por descarga, imagine o quanto isso representa na sua conta de água mensal considerando o número de vezes que a escarga é usada diariamente.

Caso seu banheiro não comporte um vaso sanitário com caixa acoplada – que é super importante para economizar água – existem lojas especializadas apenas em louças sanitárias, vasos com caixas mais estreitas, que podem inclusive serem embutidas na parede de drywall e ficam apenas com a descarga aparente, mas que também são ótimos economizadores de água.

Nas torneiras dos banheiros é muito barato economizar, basta escolher um modelo de torneira com arejador ou comprar um arejador e colocar na torneira convencional, essa peça simples cria bolhas de ar na água que além de diminuir a vazão de água reduz os espirros de água. Outra vantagem do arejador é que a sensação do fluxo de água chega a ser maior do que as torneiras sem ele, mesmo que o fluxo de água seja menor parece sair mais água.

Além do arejador existem torneiras que utilizam sensores ou ainda válvula para controlar a quantidade de água utilizada, que são bem comuns em banheiros de centros comerciais e grandes empresas, mas que também são recomendadas para o uso doméstico.

Os chuveiros também não ficam para trás, alguns contam com sistema de controle de tempo de banho e avisam quando deu o tempo programado. Outros desenvolvidos para sistemas de aquecimento á gás aquecem previamente o chuveiro com energia elétrica para que não seja preciso esperar a água esquentar.

Tudo isso deve ser bem especificado no projeto de interiores do banheiro, alguns projetos podem incluir ainda reúso das águas cinzas (da torneira e chuveiro) para ser utizada na descarga ou ainda para lavar calçadas.

Banheiro Pequeno com Banheira

Eu sei que a maioria das pessoas sonha em ter um banheiro com banheira e em alguns casos da para instalar banheiras mesmo em apartamentos ou casas que já estão com a obra conclusa, mas em outros a instalação da banheira não é possível.

Banheiro pequeno espelho grande

Mesmo que tenha espaço suficiente para instalar uma banheira na área do box, é preciso verificar a viabilidade estrutural para a instalação da banheira, pois com a banheira cheia o peso pode comprometer a estrutura da laje.

Outra questão sobre as banheiras é a dimensão mínima não só do tamanho da banheira em si, como o espaço necessário para o encanamento e o motor no caso das banheiras de hidromassagem.

Banheiro Pequeno Ventilação

O banheiro é uma área molhada da casa e os vapores e a umidade que são produzidos pelo banho tem que circular com o ar e sair para o meio externo para que o banheiro e os demais ambientes não sejam danificados pelo excesso de umidade.

Banheiro pequeno moderno

Por isso, é importante que o ar circule e para isso muitas vezes as portas dos banheiros são dotadas de uma abertura na parte inferior para que o ar frio entre e carregue o ar quente e úmido pela janela ou exaustor. Essa circulação de ar ajuda a manter o banheiro fresco.

A luz natural também contribui para eliminar o mofo e tornar o ambiente salubre o ideal é sempre que o banheiro tenha janelas voltadas para a área externa.

Cores para o Banheiro Pequeno

O banheiro é um lugar de higiene, pense em uma cor que represente a higiene? Se você pensou imediatamente na cor branca é porque está cor é associada à higiene e a pureza, no branco é possível identificar melhor as partículas de sujeira.

O branco reflete melhor a luz e tende a expandir visualmente os espaços, então é uma cor que é muito utilizada nos banheiros e nas peças sanitárias.

Mas, os banheiros pequenos e lavabos não precisam ser necessariamente brancos, ainda mais para quem tem cabelos escuros como eu, qualquer fiapo de cabelo no piso branco aparece!

Outras cores claras como o bege e o cinza também são boas opções para revestir os banheiros.

Banheiro pequeno clean

Nas, paredes detalhes coloridos podem quebrar a monotonia e deixar o ambiente mais alegre. O azul e o verde são ótimas cores para o banheiro, pois são calmantes e estimulam o relaxamento, o verde também é associado á saúde. E as cores escuras, podem ser utilizadas para criar a ilusão de profundidade, isso acontece quando uma parede escura contrasta com as demais paredes claras. Ideal para banheiros estreitos.

Banheiro pequeno e moderno

Outra solução para banheiros pequenos e estreitos são as listras horizontais, que abrem o olhar e dão a impressão de que a parede é mais larga.

Espelhos para o Banheiro Pequeno

Espelhos são coringas para ampliar a percepção visual do espaço, ainda mais quando são aplicados em grandes superfícies do piso ao teto. Nos banheiros pequenos o ideal é usar um espelho grande que comece pouco acima da bancada da pia e chegue quase ao teto.

A iluminação atrás do espelho com serpentinas de LED também são um charme especial ao banheiro e criam a ilusão de que o espelho esta solto da parede.

Banheiro pequeno e lindo

Mas, o espelho não precisa ficar só na pia, em lavabos pequenos a parede de fundo pode receber um espelho inteiriço, do chão ao teto e dar “continuidade ao piso”, criando uma perspectiva bem bacana.

Se não der um espelho pode-se usar imagens de perspectiva com paisagens e estimular a visão.

Armário para Banheiro Pequeno

Os móveis de marcenaria são ideiais em banheiros pequenos, pois se adaptam aos cantinhos e você ainda pode pedir para o projetista criar as subdivisões do armário de acordo com as suas necessidades de espaço.

Banheiros pequenos

Em lavabos como não tem necessidade de armazenamento é possível dispensar o armário e trocar o gabinete por um aparador antigo, bonito, ou apenas um detalhe em pedra com uma cuba de sobrepor, ou uma meia cuba.

Banheiros pequenos decorados com pastilhas de vidro

Mas, no banheiro doméstico de uso familiar é preciso ter espaço para guardar alguns utensílios básicos (escovas-de-dente, escovas-de-cabelo, produtos de limpeza facial, barbeador,…).

Se o banheiro não tiver nenhuma área para guardar esses produtos eles vão acabar acumulados e entulhados em cima da bancada da pia.

Então é bom prever um gabinete, nem que seja pequeno. Ou ainda um armário atrás do espelho, se for o caso.

Banheiros Pequenos Revestimentos

Na área do box, ou no entorno da banheira, o revestimento precisa ser impermeável, pode ser uma pintura epóxi, cimento queimado resinado, pastilhas de vidro ou cerâmicas, porcelanatos e outras cerâmicas.

Banheiro pequeno decorado

Em banheiros pequenos o ideal é usar o porcelanato ao invés da cerâmica tradicional, pois as juntas entre as placas de porcelanato são menores e não ficam tão visíveis, dando mais unidade ao piso e as paredes.

O que não acontece com a cerâmica de barro, que tem juntado maiores, mesmo que seja, retificadas ainda aparecem as divisões.

Decorados com pastilha

A pastilha também fica muito marcada, o ideal é usar pastilhas apenas em alguns detalhes, em faixas verticais ou horizontais.

Já nas outras paredes, que não recebem água diretamente, podem ser pintadas, adesivadas e até receber papel de parede.

Toques Especiais

Alguns elementos dão um charme a mais no banheiro e aumentam o conforto como o toalheiro aquecido, piso aquecido, metais sanitários especiais, iluminação embutida, pendentes de cristal, flores, tapetes, toalhas, quadros e até bandejas especiais com porta sabonete, porta lenços e perfume de ambiente.

Banheiro pequeno box

Esses detalhes elevam a experiência de utilização do banheiro, principalmente o perfume de ambiente que da uma sensação de frescor e limpeza. Na imagem acima a prateleira é uma peça cerâmica que foi embutida na parede ecomomizando espaço, outro detalhe interessante é este ralo especial.

Banheiros Pequenos Fotos

Veja a seguir uma seleção com 50 fotos de banheiros pequenos e se inspire para fazer o seu, e não deixe de ler nosso post com dicas bem legais para decorar o banheiro.

porcelanato banheiro pequeno

banheiros pequenos projeto

banheiros pequenos e decorados

banheiros pequenos e simples

banheiros pequenos e modernos

Banheiros Pequenos

banheiros pequenos baratos e modernos

Banheiro Moderno 2015

banheiros pequenos 2015

banheiros pequenos modernos

banheiro pequeno e simples

banheiros pequenos apartamento

banheiros pequenos de apartamento

banheiro pequeno claro

Banheiro apartamento pequeno decorado

banheiro pequeno e chique

banheiro pequeno reforma

banheiro pequeno e aconchegante

banheiro pequeno foto

banheiro pequeno e bonito

banheiros pequenos azuis

banheiro pequeno layout

banheiros pequenos imagens

banheiro pequeno de luxo

banheiro pequenos peb

banheiros pequenos baratos

banheiros pequenos simples

banheiros pequenos e planejados

banheiro pequeno box

banheiro pequeno preto e branco

banheiro pequeno banheira

banheiro pequeno pastilha

banheiro pequeno simples

banheiro pequeno e moderno

banheiro pequeno e planejado

banheiro pequeno apartamento

banheiro pequeno azulejado

banheiro pequeno barato e bonito

banheiro pequeno bonito

banheiros pequenos banheira

banheiro pequeno com box

banheiros pequenos hidro

banheiro pequeno com pastilhas

banheiros pequenos pastilhas de vidro

banheiro pequeno com porcelanato

decoração de banheiros pequenos

banheiros pequenos 2016

banheiro pequeno decorado com pastilha

banheiro pequeno decorado porcelanato

 

 

 

 

 

Espero que você tenha gostado do post, se curtiu compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário ou dívida aqui embaixo, a sua participação é o nosso termômetro e a nossa motivação de continuar produzindo conteúdo. Um grande beijo e até o próximo post.

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Comentários

190 Vida Low Carb

Categorias

Siga o ArquiDicas

Tem um monte de conteúdo legal em todos os nossos canais. Siga e receba as melhores dicas para Casa e Jardim.