Arquitetura Contemporânea – O Futuro da Arquitetura em 100 Construções

Metropol Parasol - Jurgen Mayer Hermann
Espaço Público Contemporâneo – O projeto Metrol Parasol em Sevilha, Espanha é um ponto de encontro e eventos na cidade, feito em madeira ele proporciona na cobertura uma passarela com vista para toda a cidade.

Hoje me emocionei de uma forma que fazia tempo que não me emocionava quando se trata de arquitetura, talvez por causa do presente que ganhei da editora Alaúde e que me fez refletir sobre o papel do ArquiDicas, sobre os motivos que me levaram a sair da faculdade de arquitetura com um objetivo: construir um site para conversar com as pessoas sobre arquitetura.

Não com arquitetos, talvez com jovens que almejam cursar arquitetura, mas principalmente com pessoas, pessoas como você que talvez esteja lendo esse artigo agora para saber mais sobre o futuro da arquitetura.

Von Trong Nguia - House for Trees
Residência Contemporânea – Nas casas do Vietna as casas ganharam telhados verdes com árvores, coletando a água da chuva e colaborando para reduzir as enchentes urbanas.

Acho que foi um super presente – obrigada a editora Alaúde – e deixa eu explicar porque esse pequeno livro fez tanta diferença assim no meu dia.

Primeiro porque ele não é um livro de arquitetura qualquer, ele é um especial do TED, quem não conhece o TED eu recomento que depois de ler esse texto e assistir ao vídeo acesse o site do TED e comece a se aventurar nas milhões de ideias e histórias sobre os mais diversos assuntos.

ted talks

Histórias que inspiram, que nos fazem resgatar a fé na humanidade, que nos mostram ideias inovadoras com a capacidade de transformar a sociedade.

Sempre que eu estou entediada eu dou um pulo no site do TED e me transformo em uma outra pessoa, mais motivada, é incrível o poder dessas palestras de levantar o nosso espírito, e eu não assisto só os TED’s sobre arquitetura, eu assisto sobre tudo, tantas mentes geniais, tanto progresso científico e social que é uma injeção criatividade no cérebro.

Social Complex Alcabideche, Guedes Cruz.
Casa de Repouso Contemporânea – O projeto de casas para idosos conta com praças e a noite as casas iluminam as passagens, a luz vermelha em uma casa indica emergência para um atendimento rápido.

Bom, então esse livro reúne 100 exemplos de construções que representam o futuro da arquitetura, uma seleção feita pelo arquiteto Marc Kushner que fundou a empresa de arquitetura HWKN e também o site Architetizer.com.

Eu confesso que ainda não tinha visto a palestra do TED do Marc, então como recebi o livro de presente e adorei, decidi assistir ao vídeo para ver o que esse arquiteto tinha de tão especial para ser convidado para uma palestra no TED.

Snarktecture - Pop'up Arquitetura
Estrutura Temporária Contemporânea – Tenda Drift feita pela Snarktecture para a Feira Design Miami em 2012.

Pois, só pessoas brilhantes, fora de série e fantásticas são convidadas para palestrar no TED.

Então eu assisti o vídeo com o título: Why the buildings of the future will be shaped by … you -ou algo como: Porque os edifícios do futuro serão moldados por … você.

Em que ele fala sobre a relação da sociedade com a arquitetura e como essa relação se transformou nos últimos anos e o que se espera da arquitetura contemporânea para os próximos anos.

Casa BT - Studio Guilherme Torres
Casa projetada pelo Studio Guilherme Torres em Maringá, Paraná- Brasil. A casa contemporãnea usa uma técnica antiga (Muxarabi) para projeger a fachada da residência.

E esse vídeo me tocou, me lembrou o porque eu criei o ArquiDicas e porque ele é feito para pessoas que não são arquitetos.

Bom o vídeo é espetacular por isso eu vou anexar ele aqui para que você assista e depois diga o que achou lá nos comentários.

A Arquitetura do Futuro – Vídeo

O Livro: O Futuro da Arquitetura em 100 Construções

Bom, essa palestra fantástica para o TED resultou em um livro pequeno e recheado de ótimos exemplos da arquitetura contemporânea que se chama: O Futuro da Arquitetura em 100 Construções, uma parceria com o TED com a editora Alaúde.

livro o futuro da arquitetura em 100 construções

É um livro pequeno, gostoso de ler e com um preço acessível, dei uma pesquisada e o valor dele é aproximadamente cinquenta reais, um bom presente de final de ano para os arquitetos e não arquitetos.

Um livro dividido em capítulos que mostram:

  • A arquitetura em locais extremos;
  • A arquitetura que reaproveita antigos espaços e lhes oferece novos usos (Reivenção);
  • A arquitetura que influem na saúde e o bem-estar das pessoas (Melhoras);
  • A arquitetura temporária, chamada de Pop’ups;
  • A nova forma da arquitetura e a sua relação com o entorno (Camaleões);
  • A arquitetura que se relaciona com a natureza (Construção Natural);
  • A arquitetura como abrigo e proteção em relação as mudanças climáticas e desastres naturais (Abrigo na Tempestade);
  • A arquitetura compacta (Encolher);
  • A arquitetura social que propiciam encontro e relacionamento entre os indivíduos da sociedade , que melhoram a vida das pessoas (Catalizadores Sociais);
  • O futuro da construção, a arquitetura impressa em 3D, novos materiais, novas técnicas construtivas (Avanço Rápido).

São estes os capítulos que abordam diversos tipos de construção: residencial, comercial, institucional, empresarial, etc. Em projetos de grande e pequeno porte, com diferentes materiais e propostas arquitetônicas.

A arquitetura contemporânea que vem sendo construída em diferentes partes do mundo.

media tic - cloud9
Espaço empresarial colaborativo, o Media Tic tem a fachada composta por almofadas infláveis que regulam a temperatura interna, economizando energia.

O livro ainda convida ao leitor assistir outras palestras do TED relacionadas com o tema da arquitetura contemporânea dos arquitetos: Michael Green; Thomas Heatherwick; Alastair Parvin e do arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels.

Para quem se interessar pelo livro eu vou deixar um link com o preço mais acessível que eu encontrei e é uma ótima indicação para quem já é arquiteto, está estudando arquitetura ou então se interessa pelo assunto, pois traz diversas referências arquitetônicas importantes que irão moldar a arquitetura futurista, inclusive as imagens usadas nesse post são uma pequena amostra das referências encontradas neste livro.

O Futuro da Arquitetura em 100 Contruções. Kushner, Marc. Editora Alaúde.

Se você ainda não assistiu o vídeo eu recomendo que assista, se não está com tempo salve e veja depois, mas não deixe de assistir porque ele trata de uma discussão séria que é a relação da arquitetura com a sociedade e como os novos arquitetos vão convencer seus clientes a aceitarem suas propostas arquitetônicas inovadoras deixando de lado as velhas referências da arquitetura clássica greco-romana.

Expo Milano Pavillion - Nemesi & Partners
Pavilhão Contemporâneo – Inaugurado na Expo Milão 2015 este edifício de 13 mil m² filtra o ar com fumaça e fuligem e tranforma em sais inofensivos e a fachada é autolimpante.

Para finalizar esse texto que tem como tema principal a arquitetura contemporânea  eu gostaria de dizer que no vídeo o arquiteto fala sobre o tempo em que os norte americanos passam em edificações, 90% do seu dia, ele diz que a arquitetura nos permeia e influencia nossos sentimentos e inclusive a nossa saúde, mas vamos pensar na arquitetura de uma forma mais ampla.

Afinal para nós brasileiros a arquitetura é estudada em uma tríade que envolve arquitetura, urbanismo e paisagismo, ou seja, se considerarmos isso, nós não passamos 90% do nossos tempo envolvidos pela arquitetura, passamos 100%, pois mesmo fora dos edifícios a arquitetura se comunica com as pessoas através da paisagem e das relações urbanas, e mais faz com que as pessoas se comuniquem e interajam umas com as outras, propiciando o encontro.

Favela Contemporânea - este projeto de arte pública foi feito no Rio de Janeiro pela dupla de artistas holandeses Hass & Hahn.
Favela Contemporânea – este projeto de arte pública foi feito no Rio de Janeiro pela dupla de artistas holandeses Hass & Hahn.

E para mim toda a arquitetura tem valor, desde a arquitetura de interiores, a edificação, o paisagismo até o planejamento urbano, pois se analisarmos de uma forma simples toda a arquitetura planeja ambientes para pessoas, pensando na circulação, nos usos, nas setorizações e na relação entre os espaços, desde a pequena escala doméstica até a grande escala quando se planejam cidades, estados e nações.

É dessa forma que eu vejo a arquitetura, como a possibilidade de criar conexões entre as pessoas e conexões emocionais individuais e coletivas.

Um grande abraço, espero que você tenha curtido essas dicas do livro e do vídeo, eu sei que o texto foi um pouco pessoal hoje, mas eu precisava me conectar :p!

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Adicionar Comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.