Armários para Lavanderia

Armários Lavanderia

Na decoração da casa muitas vezes a lavanderia é o espaço mais subestimado, sempre deixado por último na escolha dos móveis por ser um local de pouca permanência, exclusivo de quem faz a limpeza e manutenção da casa.

Armário para Lavanderia

É também o cantinho da bagunça onde ficam guardadas as ferramentas, materiais de presentes, costuras, lâmpadas velhas, etc.

Mesmo acumulando diversas funções – de estocar os materiais de limpeza, separar, lavar, secar, passar as roupas, guardar ferramentas e outros materiais – na maioria dos apartamentos e casas as lavanderias são áreas extremamente pequenas, que por vezes são ainda integradas as cozinhas, sendo um verdadeiro desafio organiza-las perfeitamente!

Pensando nisso decidimos ajudar você na organização da sua lavanderia e na escolha do mobiliário para a mesma.

Veja fotos de lavanderias!

Antes da escolha de qualquer móvel é preciso analisar o espaço disponível, medir com cuidado a lavanderia marcando os pontos de água, esgoto e energia, lembrando que as tomadas para as máquinas de lavar e de secar tem que ser exclusivas destes aparelhos, pois eles consomem muita energia.

O posicionamento da máquina de lavar e do tanque é a primeira coisa a se planejar, observando como a água vai chegar ao tanque e a máquina de lavar e como será escoada.

Com uma noção da área ocupada pelo tanque e pela máquina é possível definir o espaço restante que irá acomodar os armários.

Os armários para lavanderia podem ser modulares, comprados prontos em lojas de móveis, ou planejados, feitos em  marcenaria. Enquanto os móveis modulares são mais baratos, de rápida entrega e montagem, já que são pré-fabricados, os móveis planejados possuem um acabamento muito melhor, valorizam mais o ambiente e podem conter nichos específicos para todas as necessidades da lavanderia.

Como a lavanderia tem área restrita é indicado usar móveis planejados neste ambiente para aproveitar ao máximo todos os espaços disponíveis para criar um espaço funcional e confortável. Outra solução é comprar os armários modulares e aumentar o número de divisões e apoios.

Mais funções em menos espaço

Para abrigar todas as funções em tão pouco espaço as paredes são ótimas aliadas, os armários podem revestir toda a superfície das paredes. Nas paredes também são  indicados o uso de prateleiras e suportes embutidos.

Organização da lavanderia

As portas de correr são uma ótima opção para reduzir a necessidade de áreas dos raios de aberturas das portas, ideais para as lavanderias estreitas.

Se as máquinas de lavar e secar não tiverem aberturas superiores, e sim na parte frontal, da para fazer uma bancada sobre as máquinas, para passar a roupa ou servir de apoio. As máquinas com aberturas frontais também podem ser empilhadas, desde que a máquina que fique encima tenha um suporte próprio e não faça peso sobre a outra.

Lavanderias no Armário!

Quem tem cozinha integrada com a lavanderia e não quer deixar as maquinas e tanques aparentes pode deixa-los escondidos dentro de um armário grande com portas de correr ou do tipo “camarão” que são mais fáceis de abrir e não ocupam muito espaço. Deste modo a lavanderia fica completamente escondida e não pega gordura nem vapor dos cozimentos.

Armários Lavanderia

Armários de Lavanderia e Crianças

Um dos ambientes que mais oferece risco ás crianças pequenas é a lavanderia, pois tem muitos produtos químicos tóxicos, o cuidado na escolha dos armários para lavanderia deve ser redobrado para quem tem crianças pequenas, de preferência os armários devem ter sistemas de travas nas portas e os materiais de limpeza e substâncias perigosas devem ficar em armários altos e sempre fechados. Evitar armários com cantos pontiagudos e nichos abertos onde às crianças possam escalar na bancada.

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Adicionar Comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.