Livros para Aprender a Desenhar

Muitas pessoas que sonham em estudar arquitetura e design se perguntam se é preciso saber desenhar na faculdade de arquitetura, ou ainda se precisa saber desenhar para ser arquiteto.

O desenho é o meio de expressão do arquiteto e do designer, é através do desenho que transformamos as nossas ideias em um projeto, para que um dia se transforme em uma obra, no caso da arquitetura.

livros de desenho

É importante saber desenhar, mas você não precisa entrar na faculdade sabendo desenhar, faz parte do currículo dos cursos de arquitetura e design aulas de desenho livre e desenho técnico, é claro que você não vai se tornar um Picasso com apenas algumas horas aulas de desenho.

Ninguém nasce sabendo desenhar, aprender a desenhar requer treino e motivação, além de ter o conhecimento das melhores técnicas de desenho, o que pode ser uma grande ajuda principalmente para quem esta começando a desenhar.

Outro tipo de desenho que você vai aprender a fazer na faculdade de arquiteta, pelo menos, é o desenho técnico de plantas, ou desenho técnico para construção civil, e não só vai aprender a desenhar plantas, cortes e elevações como vai saber ler os projetos, saber o que significa cada tracejado, cada ponto, cada espessura de grafite.

Tem gente que acha que a tecnologia vai substituir os desenhos, que futuramente os projetos vão ser feitos apenas no computador, desenhos digitais. Mas, a verdade é que os computadores, tablet’s, mesas de desenho para computador são só instrumentos, como um pincel de um pintor, quem faz a pintura não é o pincel e sim o pintor.

E se você não souber desenhar a mão, não tem software que te salve, conhecer as técnicas de desenho é importante independente do instrumento que você vai usar para se expressar.

Mas, não se desespere, não arranque os cabelos se não souber desenhar porque eu preparei este post justamente para te ajudar, selecionei alguns livros de desenhos que vão te ajudar a aprender técnicas de desenho bem legais.

São livros de desenho para arquitetos, designers e ainda para todas as pessoas que tem vontade de começar a desenhar.

Livros de Desenho

Desenhar: Truques, Técnicas e Recursos para a Inspiração Visual. Birch, Helen. Editora Gustavo Gili – Editora GG. Este livro é quase um livro de bolso, é bem pequeno, mas que tem um conteúdo sensacional sobre desenhos, ele ensina alguns fundamentos importantes do desenho como as linhas, as cores, padrões, texturas visuais, luz e sombra, cores, etc.

aprender a desenhar

Este livro sobre desenho também apresenta alguns trabalhos de desenhos ilustrados e as técnicas usadas em cada imagem. Quais os tipos de canetinhas usadas e quais as técnicas aplicadas em cada desenho.

Urban Sketching, Guia Completo de Técnicas de Desenho Urbano. Thorspecken, Thomas. Editora Gustavo Gili. O segundo livro da lista é ótimo para os arquitetos e vou dizer o motivo ele é um livro que ensina a fazer desenhos sobre a cidade, desenhos urbanos, e no primeiro ano de arquitetura os estudantes aprendem a observar a cidade, suas formas, suas texturas, as arquiteturas, a paisagem.

Tudo isso desenvolve o olhar do arquiteto, faz você analisar os detalhes construtivos, qual o partido arquitetônico foi utilizado nos edifícios. Mas, eu considero o desenho urbano importante também porque faz você observar a relação das pessoas com a cidade. Como as pessoas se apropriam do espaço construído e a arquitetura é a construção de espaços habitáveis para as pessoas. Então as pessoas deveriam ser sempre o centro de partida dos arquitetos.

desenho livre

Voltando para o livro de desenho urbano, ele é ótimo para os arquitetos em formação por ensina quais instrumentos de pintura usar para desenhar na rua, canetas, espessuras, lápis, tintas, canetinhas. Te mostra tudo o que você precisa para sobreviver durante as horas em que você vai ficar sentado desenhando a cidade.

Te ensina a observar e desenhar a figura humana, seus movimentos e expressões faciais, tipos de traçados, valor tonal, a mistura de cores tinta, a percepção e representação das cores. Ainda ensina algumas noções de photoshop para aprimorar os desenhos feitos á mão.

Quando eu cursei arquitetura os professores de desenho ensinavam os alunos levando eles para fora da sala de aula para desenhar edifícios e paisagens. Assim que se aprende a desenhar arquitetura, desenhando a arquitetura.

Street Art – Técnicas e Materiais para Arte Urbana. Carlsson, Benke; Louie, Hop. Editora GG. Ainda no meio urbano, mas fugindo um pouco da arquitetura para a arte urbana este livro trata de toda forma de arte grafite, pôsteres, adbusting, estêncil, marketing de guerrilha, mosaicos, adesivos, serigrafia e perler beads. É um livro que ensina como produzir a sua própria arte urbana passo-a-passo e ainda traz vários trabalhos de artistas urbanos.

desenho urbano

Sendo a arte urbana uma forma de intervenção e forma de comunicação que usa a cidade como cenário, é interessante de estudar para soltar o ser criativo que existe dentro de você.

Não poderia passar despercebida a coleção de livros de desenho do Peter Jenny – professor de Design Gráfico na Universidade ETH de Zurique, Suíça – também da editora Gustavo Gili. Uma coleção fantástica que reúnem 5 livros: Um Olhar Criativo, Desenho Anatômico, Técnicas de Desenho, SketchBook e ainda o livro Como Desenhar da Forma Errada.

livros para aprender a desenhar

São uma coletânea, que instigam e propõe exercícios que estimulam a criatividade, ensinam os princípios da anatomia  humana no desenho, técnicas de desenho para criar percepções sensoriais e ainda como se livrar das convenções do que você acha que sabe sobre desenho e tornar o seu desenho mais criativo, tudo isso em 4 livros com 22 exercícios práticos em cada livro.

Desenhe! Curso de desenho dinâmico para qualquer um com papel e lápis á mão. Piyasena, Sam; Philip, Berverly. Editora GG. Este talvez deva ser o primeiro livro de desenho que você deva adquirir se quer começar a desenhar. Pois ele é um verdadeiro curso de desenho com exercícios práticos, 65 exercícios, com técnicas de desenho básicas para iniciantes, ensina a teoria do desenho de uma forma simples, trata da linha, do traço, da luz e sombra, do movimento, gestos e ainda motivos e texturas.

curso de desenho

Todos esses livros acima são de desenho livre, técnicas para criar croquis, perspectivas, paisagens.  Mas, o próximo é sobre desenho técnico.

Uma coisa é o desenho criativo das paisagens, descomprometido, despojado, criativo e gostoso de desenhar, outra coisa é o desenho técnico que é comprometido com a realidade, tem que ser feito em uma escala perfeita, com linhas que representam a realidade a ser construída.

Tem que ter muita responsabilidade ao fazer os desenhos técnicos, para os arquitetos metade da sua nota nos semestres de projeto arquitetônico irão pelo ralo se você não souber fazer o desenho técnico dos seus projetos. Afinal você tem que saber representar as suas ideias no papel ou no computador. Caso contrário suas obras nunca sairão do papel.

Por isso esse livro vai te ajudar a fazer ótimos desenhos técnicos. Desenho Técnico para Construção. Kubba. A.A., Sam. Da editora Bookman. Que é um guia que te ensina passo-a-passo a fazer desenhos técnicos de arquitetura, sabendo também como interpretar os traços desenhados, as plantas, cortes e elevações.

desenho técnico

Estas são as minhas dicas de livros de desenho, espero que tenha gostado, se você conhece mais algum livro bom de desenho pode incluir aqui nos comentários, se você ainda tem alguma dúvida sobre os livros pode escrever nos comentários que eu irei responder.

Se quiser conhecer mais livros de arquitetura, confira aqui.

Um grande abraço.

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Comentários

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.